5 DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DO AR

5 DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DO AR

Uma boa qualidade de vida está interligada a um fator muito importante: as condições atmosféricas.
Quase imperceptível aos olhos humanos, a situação da saúde do ar reflete diretamente no quadro de bem-estar da pessoa.
Em grandes cidades onde há um alto índice de poluição de gases poluentes emitidos por veículos, o organismo humano sofre consequências adquirindo complicações pulmonares e no sistema nervoso.

View full post…

O CAMINHO DA GASOLINA ATÉ VOCÊ

O CAMINHO DA GASOLINA ATÉ VOCÊ

Você já se perguntou como é o processo de fabricação, distribuição e venda da gasolina? O combustível predileto dos brasileiros, roda muito antes de fazer os outros rodarem. Como todos sabem, ela, a gasolina, é feita de petróleo, logo nossa jornada começa em um refinaria.

View full post…

OSLO: A CIDADE SEM CARROS

OSLO: A CIDADE SEM CARROS

Com a meta para 2019 de retirar de circulação os carros do centro da cidade e gradativamente ir expulsando os veículos particulares do resto do centro urbano. A escolha do governo Norueguês vai além das razões óbvias, o teste vai responder o quanto a qualidade de vida irá melhorar sem a presença de veículos particulares.

View full post…

AS 05 PIORES CIDADES PARA SE RESPIRAR

AS 05 PIORES CIDADES PARA SE RESPIRAR

Industrialização desenfreada, frota urbana de carros mais antigos, queimadas e até mesmo a própria natureza com suas raras tempestades de poeira. 🌨 Existem inúmeros fatores que podem fazer qualquer grande cidade se tornar um pesadelo para nossos pulmões e elas existem. 😰

View full post…

COMO O PETRÓLEO SE TRANSFORMA?

COMO O PETRÓLEO SE TRANSFORMA?

O ouro negro, como é conhecido o petróleo, tem inúmeros derivados famosos – gasolina, plástico, gás liquefeito e vários óleos. Todos esses derivados se encontram na forma natural do líquido, o segredo é separar cada um deles.

View full post…

SUSTENTABILIDADE É O SEGREDO

SUSTENTABILIDADE É O SEGREDO

Produção brasileira de gás natural duplicará até 2030
 e com o crescimento, o país canarinho pode aparecer entre os 5 maiores produtores do mundo.

View full post…

UM DIA SEM PETRÓLEO

UM DIA SEM PETRÓLEO

Mesmo que você não tenha carro ou veículo de motor à combustão, neste exato momento você está usando derivados de petróleo. Somos tão dependentes deles que boa parte do que conhecemos hoje não seria possível caso não existissem. View full post…

O PETRÓLEO E O LAGO MARACAIBO: AS RIQUEZAS DA VENEZUELA

O PETRÓLEO E O LAGO MARACAIBO: AS RIQUEZAS DA VENEZUELA

O petróleo se forma através da sedimentação de material orgânico em ambientes com pouco oxigênio, geralmente águas profundas. Com o passar de milhares anos, novos sedimentos surgem e cobrem os antigos.  A cada camada, vai fazendo pressão e aumentando a temperatura do composto fóssil sedimentado abaixo. Com altas temperaturas e muita pressão, o que restava oxigênio e nitrogênio se desfaz dos compostos de carbono e hidrogênio, assim gerando os hidrocarbonetos – a base para o petróleo.

View full post…

AS 06 PIORES CAPITAIS BRASILEIRAS PARA SE RESPIRAR

AS 06 PIORES CAPITAIS BRASILEIRAS PARA SE RESPIRAR

A poluição urbana é proporcional ao tamanho das cidades e seu grau de urbanização. Nossa lista incluí apenas capiais, e adivinhem? Porto Alegre, a mais próxima da SJC, está entre elas.

View full post…

PETRÓLEO: A AUTOSSUFICIÊNCIA

PETRÓLEO: A AUTOSSUFICIÊNCIA

A descoberta das gigantescas reservas do pré-sal tornaram a produção de petróleo brasileira suficiente para, na teoria, abastecer o mercado interno. O volume total extraído é aproximadamente de 2,6 milhões de barris por dia, mas segundos especialistas ainda temos a necessidade de importar petróleo e seus derivados, seja por motivos econômicos ou técnicos.

O primeiro fator que nos faz importar petróleo é o tipo de petróleo extraído no Brasil. Chamado de tipo pesado, esse petróleo é mais denso e difícil de refinar. Precisamos comprar de outros países o óleo leve para misturar com nosso petróleo bruto e, assim, purifica-lo. A pior parte dessa densa história, é que o óleo leve é muito mais caro que o excedente pesado que o Brasil exporta, ou seja, compramos caro para refinar e vendemos barato o que sobra.

A Geografia do nosso país de dimensões continentais não ajuda também, por exemplo, para quem vive no Acre é mais barato comprar petróleo e derivados dos nossos hermanos Venezuelanos, do que transportar da região sudeste do Brasil, onde estão concentradas as maiores refinarias. A condição de infraestrutura de rodovias, portos e até aeroportos encarece ainda mais esse transporte.

Por fim, mesmo com investimentos para deixar de depender do óleo leve para refinar o petróleo nacional, a gigante Petrobras está perdendo participação no mercado nacional. A importação de gasolina e diesel sobem, e esse material trazido de fora precisa ser avaliado com mais rigor, para se encaixarem nos parâmetros pré estabelecidos por lei.

Assim a autossuficiência brasileira em petróleo é colocada em xeque, mesmo tendo o material bruto para suprir necessidades de todo o mercado interno. Refinar nosso petróleo pesado é caro demais, assim como transportá-lo para todos os cantos do Brasil. Agravando isso, os preços praticados internacionalmente por empresas que conseguem refinar de forma mais barata, acabam “roubando” parte do mercado que em tese deveria ser da Petrobras.

Existem outros fatores de cunho político sobre a questão, não pretendemos entrar nessa assunto aqui. Mas esperamos ter esclarecido questões técnicas e econômicas pontuais sobre a autossuficiência brasileira em petróleo.