4 DICAS PARA AUMENTAR A UMIDADE DO AR

4 DICAS PARA AUMENTAR A UMIDADE DO AR

O clima está mudando cada vez mais rápido. Efeito da poluição global, já não temos as estações bem definidas como no tempo dos nossos avós. Assim, enquanto hoje está com um sol de rachar e calor, amanhã pode estar chovendo e frio. E no meio de tudo isso, a umidade do ar vai diminuindo.

View full post…

O CAMINHO DA GASOLINA ATÉ VOCÊ

O CAMINHO DA GASOLINA ATÉ VOCÊ

Você já se perguntou como é o processo de fabricação, distribuição e venda da gasolina? O combustível predileto dos brasileiros, roda muito antes de fazer os outros rodarem. Como todos sabem, ela, a gasolina, é feita de petróleo, logo nossa jornada começa em um refinaria.

View full post…

OSLO: A CIDADE SEM CARROS

OSLO: A CIDADE SEM CARROS

Com a meta para 2019 de retirar de circulação os carros do centro da cidade e gradativamente ir expulsando os veículos particulares do resto do centro urbano. A escolha do governo Norueguês vai além das razões óbvias, o teste vai responder o quanto a qualidade de vida irá melhorar sem a presença de veículos particulares.

View full post…

AS 05 PIORES CIDADES PARA SE RESPIRAR

AS 05 PIORES CIDADES PARA SE RESPIRAR

Industrialização desenfreada, frota urbana de carros mais antigos, queimadas e até mesmo a própria natureza com suas raras tempestades de poeira. 🌨 Existem inúmeros fatores que podem fazer qualquer grande cidade se tornar um pesadelo para nossos pulmões e elas existem. 😰

View full post…

COMO O PETRÓLEO SE TRANSFORMA?

COMO O PETRÓLEO SE TRANSFORMA?

O ouro negro, como é conhecido o petróleo, tem inúmeros derivados famosos – gasolina, plástico, gás liquefeito e vários óleos. Todos esses derivados se encontram na forma natural do líquido, o segredo é separar cada um deles.

View full post…

COMO AS CIDADES INTELIGENTES AJUDAM NO COMBATE A POLUIÇÃO

COMO AS CIDADES INTELIGENTES AJUDAM NO COMBATE A POLUIÇÃO

Carros voadores e roupas pontudas. Esse é o cenário usado nos filmes para representar um mundo futurístico. Porém, ao colocar em prática não é bem assim. Isso porque o desenvolvimento dos lugares aborda elementos mais importantes. Assim, foi criado o conceito de cidades inteligentes, projeto arquitetônico que possibilita a diminuição da poluição atmosférica e um melhor uso do espaço urbano.

View full post…

POLUIÇÃO DO AR AUMENTA AS CHANCES DE AVC

POLUIÇÃO DO AR AUMENTA AS CHANCES DE AVC

O ar é o elemento número um para que exista vida na Terra. No entanto, se impróprio, ele pode virar inimigo do ser humano, causando doenças e dificultando o dia a dia das pessoas. Nessa perspectiva, de acordo com um estudo da revista científica Lancet Neurology, o ar poluído é um dos principais elementos de risco para a ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).

A pesquisa concluiu que a inalação respiratória de gases tóxicos pode ter afetado diretamente 33,7% dos casos da doença em países que utilizam combustível sólido para se aquecer ou cozinhar, a maioria deles de média ou baixa renda.

Isso acontece porque os gases poluentes afetam o organismo humano e provocam alterações negativas em diversas partes do corpos. Assim, as causas do problemas são potencializadas, de forma que segundo especialistas, moradores de grandes cidades estão expostos à índices poluentes que equivalem a fumar dez cigarros por dia. Ao total, de acordo com a OMS, 15 milhões de pessoas sofrem anualmente AVC, em que 5 milhões vão à óbito e 6 milhões ficam com sequelas permanentes.

O caos no cérebro ocorre pois os químicos nocivos, vindos principalmente da queima de combustíveis fósseis, aceleram o desenvolvimento de formação de placas e estreitamento nas artérias cerebrais, levando a um possível entupimento. Um dos potencializadores dos malefícios dos poluentes são as micropartículas, que pelo pequeno tamanho entram com facilidade pelas vias respiratórias.

Assim, esses fragmentos podem chegar aos alvéolos e entrar na corrente sanguínea, provocando problemas desde asma e bronquite até à exposição de fetos a essas substâncias. Além disso, em ambientes poluídos o organismo sofre o envelhecimento precoce devido à alta quantia de agentes oxidantes.

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 92% da população mundial está exposta a níveis de poluição acima do recomendado. Isso faz com que a má qualidade do ar seja o quarto principal agente de risco para o desenvolvimento de enfermidades, atrás apenas de pressão alta, má alimentação e obesidade. Dessa forma, cuidar do ar é uma tarefa que deve ser feita para ontem.

Por isso, a SJC é parceira das empresas há mais de 25 anos para tratar os gases vindos das produções e tornar o meio ambiente mais limpo. Confira nossos serviços e ajude a construir um futuro livre de doenças.

5 MANEIRAS DE MELHORAR A QUALIDADE DO AR EM CASA

5 MANEIRAS DE MELHORAR A QUALIDADE DO AR EM CASA

Como você sabe, o coronavírus fez com que muitas pessoas ficassem em casa por tempo que nunca antes tinham ficado. Isso possibilitou que a poluição de diversos lugares do mundo diminuísse, sendo possível ver paisagens que antes não eram possíveis, como o rio de Veneza transparente com peixes e as montanhas do Himalaia na Índia à vista.

Ficamos felizes em ver a diminuição de CO2 na atmosfera, no entanto precisamos também dar atenção a nossos ambientes internos. Você sabia que existem práticas que possibilitam respirar um ar melhor dentro de casa? Exatamente! Confira 5 dessas ações que você pode implementar no seu lar.

Ventilação


Esse é uma dica óbvia, mas que precisa ser citada. Para um ambiente melhor para respirar, abra as janelas e deixe o ar correr pelos ambientes. Caso você não queira a corrente de ar o dia todo, estabeleça horários para dar aquela ventilada na casa. Investir em filtradores pode ser uma boa opção também.

Troque as roupas de cama
É normal passarmos mais tempo no quarto quando estamos em casa. Afinal, nada melhor do que pôr em dias as horas de sono perdidas, não é? Por esse motivo, as bactérias, poeira e ácaros podem se desenvolver com mais facilidade, aumentando as chances de doenças, rinites e asma. Para evitar isso, troque e coloque para lavar as roupas de cama pelo menos uma vez por semana.

Invista em plantas
Natureza é tudo de bom. Só de entrar em um local arborizado, o ar já muda. Nessa perspectiva, investir em plantas dentro dos ambientes é ponto-chave para trazer mais leveza. Dessa forma, você pode escolher entre diversas opções de espécies de acordo com o seu objetivo. Por exemplo, se você quer melhorar o conforto térmico e a umidade dos ambientes, a samambaia é uma ótima opção.

Esqueça os incensos
Tudo bem, a gente sabe que incensos e velas dão aquele ar de conforto e mistério na casa. Porém, ao queimar, o item expele diversas substâncias químicas que pesam o ar. Assim, você pode trocar o uso desses produtos por alternativas naturais, como colocar folhas de eucalipto e cedro nos vasos, que além de perfumar a casa, duram mais do que os produtos industrializados. Além disso, apostar em ervas como hortelã, alecrim e manjericão também ajudam na troca e mantêm o ambiente perfumado.

Atente-se aos filtros de ar
Com a variação do tempo, um dia estamos congelando de frio e no outro derretendo de calor. Assim, haja ar-condicionado para nos proporcionar uma temperatura amena. No entanto, esse uso pode ser prejudicial aos locais se os filtros não estiverem em dia. O recomendável é trocá-los no início de cada estação, ou a cada dois meses se tiver pets. Essa prática, além de promover um ar de maior qualidade, também economiza energia no aparelho.

Viu só como é simples ter um ar de melhor qualidade em casa? Seguindo essas dicas, com certeza sua quarentena se tornará mais prazerosa, sem falar nos hábitos que serão levados para além do estado de isolamento. Dessa maneira, você purifica os ambientes e adquire rotinas mais saudáveis.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o blog e as redes sociais da SJC!

COMO A POLUIÇÃO INCENTIVA O SURGIMENTO DE PANDEMIAS

COMO A POLUIÇÃO INCENTIVA O SURGIMENTO DE PANDEMIAS

O surto do coronavírus pegou de surpresa o mundo. No início, ninguém deu muita importância, mas com o passar do tempo e com a proliferação aumentando, a doença foi capaz de isolar as pessoas dentro de suas casas e causar quedas drásticas na economia. E tudo isso pode ter grande relação com os níveis de poluição expelidos pela queima de combustíveis fósseis.

View full post…

5 DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DO AR

5 DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DO AR

Uma boa qualidade de vida está interligada a um fator muito importante: as condições atmosféricas.
Quase imperceptível aos olhos humanos, a situação da saúde do ar reflete diretamente no quadro de bem-estar da pessoa.
Em grandes cidades onde há um alto índice de poluição de gases poluentes emitidos por veículos, o organismo humano sofre consequências adquirindo complicações pulmonares e no sistema nervoso.

View full post…

SUSTENTABILIDADE É O SEGREDO

SUSTENTABILIDADE É O SEGREDO

Produção brasileira de gás natural duplicará até 2030
 e com o crescimento, o país canarinho pode aparecer entre os 5 maiores produtores do mundo.

View full post…

UM DIA SEM PETRÓLEO

UM DIA SEM PETRÓLEO

Mesmo que você não tenha carro ou veículo de motor à combustão, neste exato momento você está usando derivados de petróleo. Somos tão dependentes deles que boa parte do que conhecemos hoje não seria possível caso não existissem. View full post…

O PETRÓLEO E O LAGO MARACAIBO: AS RIQUEZAS DA VENEZUELA

O PETRÓLEO E O LAGO MARACAIBO: AS RIQUEZAS DA VENEZUELA

O petróleo se forma através da sedimentação de material orgânico em ambientes com pouco oxigênio, geralmente águas profundas. Com o passar de milhares anos, novos sedimentos surgem e cobrem os antigos.  A cada camada, vai fazendo pressão e aumentando a temperatura do composto fóssil sedimentado abaixo. Com altas temperaturas e muita pressão, o que restava oxigênio e nitrogênio se desfaz dos compostos de carbono e hidrogênio, assim gerando os hidrocarbonetos – a base para o petróleo.

View full post…