COMO MANTER A QUEDA DA POLUIÇÃO? UM ESTUDO DESCOBRIU

COMO MANTER A QUEDA DA POLUIÇÃO? UM ESTUDO DESCOBRIU

Com o isolamento social, muitos lugares apresentaram quedas drásticas nos índices de poluição. Isso se deu devido à menor circulação de carros nas cidades e pela paralisação de alguns setores das indústrias. Além disso, a queda do uso dos aviões também contribui em peso para um ar mais limpo. Devido a essas ações, tivemos demonstrações de respiro da natureza em locais famosos, como a transparência das águas de veneza e a visibilidade a olho nu do everest na China, escancarando a poluição que estávamos acostumados. 

View full post…

O CAMINHO DA GASOLINA ATÉ VOCÊ

O CAMINHO DA GASOLINA ATÉ VOCÊ

Você já se perguntou como é o processo de fabricação, distribuição e venda da gasolina? O combustível predileto dos brasileiros, roda muito antes de fazer os outros rodarem. Como todos sabem, ela, a gasolina, é feita de petróleo, logo nossa jornada começa em um refinaria.

View full post…

OSLO: A CIDADE SEM CARROS

OSLO: A CIDADE SEM CARROS

Com a meta para 2019 de retirar de circulação os carros do centro da cidade e gradativamente ir expulsando os veículos particulares do resto do centro urbano. A escolha do governo Norueguês vai além das razões óbvias, o teste vai responder o quanto a qualidade de vida irá melhorar sem a presença de veículos particulares.

View full post…

AS 05 PIORES CIDADES PARA SE RESPIRAR

AS 05 PIORES CIDADES PARA SE RESPIRAR

Industrialização desenfreada, frota urbana de carros mais antigos, queimadas e até mesmo a própria natureza com suas raras tempestades de poeira. 🌨 Existem inúmeros fatores que podem fazer qualquer grande cidade se tornar um pesadelo para nossos pulmões e elas existem. 😰

View full post…

COMO O PETRÓLEO SE TRANSFORMA?

COMO O PETRÓLEO SE TRANSFORMA?

O ouro negro, como é conhecido o petróleo, tem inúmeros derivados famosos – gasolina, plástico, gás liquefeito e vários óleos. Todos esses derivados se encontram na forma natural do líquido, o segredo é separar cada um deles.

View full post…

Ecotelhado na sua empresa: conheça os motivos para aderir

Ecotelhado na sua empresa: conheça os motivos para aderir

Para além de questões estéticas, os telhados verdes trazem benefícios sociais, econômicos e ambientais para o seu empreendimento. A solução arquitetônica é uma prática comum desde a Babilônia, onde os Jardins Suspensos — uma das sete maravilhas do mundo antigo — possuíam um papel muito semelhante ao do ecotelhado como conhecemos hoje.

Contudo, nos tempos atuais, temos o grande desafio e a responsabilidade de tomar atitudes sustentáveis tanto para o nosso bem-estar quanto para a preservação da saúde das futuras gerações. Assim, os empreendimentos encontram alternativas viáveis para fazer a sua parte na prevenção de desastres naturais em um amanhã não muito distante.

Utilizar recursos renováveis, evitar o desperdício de matéria-prima, monitorar as emissões atmosféricas liberadas nas chaminés do empreendimento, realizar periodicamente a análise dos combustíveis necessários para a produção, entre outros fatores, são fundamentais para colocar o seu negócio dentro dos parâmetros de sustentabilidade.

Mas se você deseja ir mais além e optar por alternativas que vão lhe auxiliar no processo, o ecotelhado é uma boa opção para torná-lo ainda mais comprometido com o futuro.

Os benefícios do telhado ecológico

Entre as vantagens diretas para o seu bolso, está a redução do consumo de energia e água, dependendo da opção adotada pelo seu negócio. O benefício imediato de uma cobertura vegetal no prédio está ligado ao isolamento térmico da temperatura interna, diminuindo a necessidade de refrigeração artificial.

Além disso, caso opte por alternativas que envolvam a captação de água da chuva e retenção solar para a geração de energia, esses dois investimentos terão retornos substanciais nas suas contas no final do mês. Outro ponto positivo é o isolamento acústico, já que a vegetação mantém os ruídos incômodos do lado de fora.

No âmbito estético, a paisagem é beneficiada pelo embelezamento em decorrência da área verde adotada pela sua empresa. Assim, este torna-se um um atrativo extra para chamar a atenção de possíveis clientes e apreciadores.

No que refere-se ao meio ambiente, os benefícios dos telhados verdes são inúmeros. A prática tem a capacidade de melhorar a qualidade do ar ao seu redor, reduzir a concentração de substâncias tóxicas à saúde dos funcionários e habitantes do entorno e combater os efeitos das ilhas de Calor — as grandes inimigas do aquecimento global.

Devido à cobertura vegetal, as estruturas ainda podem diminuir as consequências das enchentes, aumentar a biodiversidade e tornar o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.

Os desafios da implementação

Para colocar em prática este projeto, é necessário ter em mãos estratégias muito bem elaboradas. Afinal, por maiores que sejam os benefícios financeiros a longo prazo, o investimento inicial envolve um planejamento monetário prévio e bem estruturado.

Ademais, a estrutura precisa estar alinhada com questões que envolvem peso, altura, espaço, entre outros fatores burocráticos envolvidos. Outro ponto importante é a escolha de profissionais especializados e cuidados especiais em relação à possibilidade de infiltrações na estrutura.

Você acredita que o telhado verde é uma solução viável para os empreendimentos do futuro?

Conte com a SJC para tornar os processos internos da sua produção ainda mais alinhados com as políticas de sustentabilidade.

Conheça nossos serviços. 

Os benefícios e cuidados com o sol em tempos de distanciamento

Os benefícios e cuidados com o sol em tempos de distanciamento

Muito se fala sobre os benefícios de se pegar sol, principalmente durante o período de distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19. Longe das ruas e com mais tempo em casa, é comum que os níveis de vitamina D tornem-se baixos. No entanto, é necessário atentar-se à exposição solar, pois muitas vezes ela pode não ser efetiva e, em alguns casos, prejudicar a saúde.

View full post…

Mitos e verdades sobre economizar combustível

Mitos e verdades sobre economizar combustível

Com o preço elevado dos combustíveis, é comum que os motoristas busquem todo e qualquer tipo de prática que possa ajudar a economizar combustível na hora de dirigir. Porém, muitas das práticas não são verdades e com o agravante de danificar o seu veículo.

View full post…

Descubra como é medida a qualidade do ar que respiramos

Descubra como é medida a qualidade do ar que respiramos

Você cuida da manutenção do ar-condicionado e higieniza a poeira dos móveis de casa para garantir um ambiente saudável. Mas quem será que faz o mesmo pelas cidades?

View full post…

Indústria têxtil: a moda é tornar-se sustentável

Indústria têxtil: a moda é tornar-se sustentável

Com a deterioração da qualidade do ar e com o crescimento da necessidade de tornar a indústria um empreendimento amigo do meio ambiente, esse setor pode adaptar-se com o emprego de práticas simples, mas eficazes. Inovação das técnicas de operação, monitoramento dos poluentes emitidos pelas fábricas, diversificação de recursos e reaproveitamento de resíduos são algumas das formas de beneficiar tanto o planeta, quanto o estabelecimento.

View full post…

Humanidade tem até final de 2020 para evitar crise climática

Humanidade tem até final de 2020 para evitar crise climática

A poluição cresce cada vez mais, principalmente nos grandes centros urbanos. Isso faz com que cresça rapidamente o número de doenças ligadas ao ecossistema poluído, como asma e bronquite. Assim, a humanidade tem até o final de 2020 para tomar atitudes que evitem uma crise climática irreversível em um futuro próximo.

View full post…

Como o meio digital polui o meio ambiente

Como o meio digital polui o meio ambiente

Ao pensar em poluição, normalmente nos vêm à cabeça mercados que utilizam do meio ambiente para desenvolver seus produtos, como indústrias de celulose e de carne. No entanto, não são só elas que colaboram para a proliferação de poluentes na atmosfera. Ao contrário do que a maioria imagina, o uso do mundo digital também contribui para a má qualidade do ar.

View full post…

Como a poluição do ar pode afetar o ciclo reprodutivo das mulheres

Como a poluição do ar pode afetar o ciclo reprodutivo das mulheres

Que a poluição afeta negativamente as vias respiratórios causando doenças, já sabíamos. No entanto, um estudo do Instituto para o Avanço da Biociência, na França, descobriu que o ar poluído afeta o ciclo menstrual. Foram coletados amostras de urinas de 184 mulheres que não faziam uso da pílula anticoncepcional e que vivem em cidades populosas para a análise dos 30 dias anteriores ao início do ciclo.

View full post…

Poluição do ar aumenta 3 vezes as chances de infarto

Poluição do ar aumenta 3 vezes as chances de infarto

O infarto é uma das maiores causas de mortes dos brasileiros. Só até o momento da escrita desse texto, já são mais de 170 mil óbitos devido a esse problema. Causado em grande parte por culpa do tabagismo e do colesterol em excesso, a doença conta agora também com outro fator agravante, a poluição. Isso porque a má qualidade do ar aumenta em três vezes as chances de ataque cardíaco.

View full post…