OSLO: A CIDADE SEM CARROS

Com a meta para 2019 de retirar de circulação os carros do centro da cidade e gradativamente ir expulsando os veículos particulares do resto do centro urbano. A escolha do governo Norueguês vai além das razões óbvias, o teste vai responder o quanto a qualidade de vida irá melhorar sem a presença de veículos particulares.

A teoria apontada é que dentro de cidades que não apresentam grandes zonas industriais, a circulação da frota de veículos é grande responsável por emissões de gás carbônico. Afinal, carros também poluem através do som e ocupam muito espaço. Mas desde sua invenção, automóveis fazem parte da nossa vida, mesmo para quem não é um feliz proprietário de veículo automotor. Como será a vida em Oslo sem carros?

A resposta se desloca em duas rodas: através das bicicletas. Oslo já é conhecida por sua malha cicloviária, e agora, irá ampliar ainda mais o número de ciclovias. Sem a circulação de veículos automotores, as autoridades esperam que mais pessoas confiem nas magrelas para chegar ao trabalho. O índice de pessoas que praticam exercícios físicos vai subir, o que reduz complicações médicas por sedentarismo.

Um caso de vida ou morte: Com a medida, o consumo de combustível vai cair, fazendo os preços do aquecimento das casas, que também utilizam petróleo, diminuirem – considerando a ordem de oferta e procura. O governo Norueguês espera reduzir casos de pessoas que buscam outras maneiras de aquecer suas casas, como chaminés que tem maior probabilidade de gerar incêndios. Outro ponto a se considerar, é o fato que a Noruega é rica em reservas de petróleo, fazendo com que a medida afete o mercado internacional.

A ideia dos noruegueses parece loucura ou mesmo inaplicável em outros cenários. Afinal, imagine São Paulo sem carros?

Porém, não seria a primeira vez que uma boa ideia seria considerada inconcebível ou estapafúrdia.