Humanidade tem até final de 2020 para evitar crise climática

A poluição cresce cada vez mais, principalmente nos grandes centros urbanos. Isso faz com que cresça rapidamente o número de doenças ligadas ao ecossistema poluído, como asma e bronquite. Assim, a humanidade tem até o final de 2020 para tomar atitudes que evitem uma crise climática irreversível em um futuro próximo.

O alerta vem da Agência Internacional de Energia, que diz que se a situação continuar dessa forma, existe a possibilidade de um lockdown devido à quantidade de poluentes presentes no ar. Atualmente, já são sete milhões de óbitos devido à má qualidade atmosférica, e o número tende a aumentar com a aceleração dos processos industriais.

Esperança ilusória

A esperança de que, com a volta do período de isolamento, as pessoas e empresas diminuiriam o consumo e adotariam um modelo de produção mais sustentável foi uma ilusão. Isso porque as companhias estão intensificando seus funcionamentos, tentando correr atrás do prejuízo. Logo, já é possível calcular o crescimento de 5% na emissão de dióxido de nitrogênio e enxofre no ar.

É melhor prevenir agora

Como já diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Se medidas drásticas não forem tomadas pelas populações em geral, o futuro não será promissor. Segundo estudos, até 2100 três em cada quatro pessoas enfrentarão a ameaça de morrer de calor (literalmente). Tal acontecimento é ocasionado pela liberação em excesso de substâncias vindas da queima de combustíveis fósseis, como o CO2.

Além disso, com o nível de consumo atual, é estimado que até 2050 existam mais plásticos nos oceanos do que peixes. Dessa forma, é necessário mudar os hábitos hoje para não sofrer com as consequências no amanhã. As empresas precisam tomar a frente, mas cada pessoa também pode colaborar com a sua parte.

Por exemplo, confira algumas coisas que você pode fazer para evitar a poluição atmosférica:

 

  • Fazer o uso de bicicleta ou transporte público para se locomover.
  • Se for sair de carro, procurar por pessoas que vão ao mesmo lugar ou região para dividir a carona. Isso ajuda o planeta e a diminuir o gasto com gasolina.
  • Comprar produtos de marcas verdes.
  • Dar preferência aos comerciantes e fabricantes locais.
  • Economizar energia elétrica.

Enfim, as alternativas para ajudar a ter um ar melhor são muitas. Porém, é necessário contar com a parte empresarial, que deve adotar sistemas mais limpos de desenvolvimento.

Nessa perspectiva, a SJC é parceira das instituições em diagnosticar suas emissões atmosféricas. Com nossos serviços, quantificamos se  os poluentes expelidos para a atmosfera estão em conformidade com os limites permitidos pelas legislações, reduzindo assim, o impacto ambiental

Curtiu a leitura? Então continue acompanhando o blog e as redes sociais da SJC.