Como a poluição do ar pode afetar o ciclo reprodutivo das mulheres

Que a poluição afeta negativamente as vias respiratórios causando doenças, já sabíamos. No entanto, um estudo do Instituto para o Avanço da Biociência, na França, descobriu que o ar poluído afeta o ciclo menstrual. Foram coletados amostras de urinas de 184 mulheres que não faziam uso da pílula anticoncepcional e que vivem em cidades populosas para a análise dos 30 dias anteriores ao início do ciclo.

Assim, os cientistas concluíram que o número de partículas finas na atmosfera colabora para uma maior duração da fase folicular, que vem antes da ovulação. Isso porque essas substâncias influenciam no trabalho da enzima aromatase, que ajuda a produzir o estradiol, hormônio que tem a função de liberar os óvulos pelos folículos ovarianos.

O estudo, chefiado pelo pesquisador francês Remy Slama, foi inspirada em uma pesquisa brasileira realizada pelo Hospital de Clínicas. Nessa pesquisa, foram analisados os comportamentos hormonais de ratas fêmeas expostas à poluição da avenida Dr. Arnaldo, uma das ruas de maior movimentação de São Paulo. Pelos roedores terem tido seu ciclo menstrual afetado, o cientistas resolveu testar em mulheres.

Essa alteração é possível pela modificação negativa do eixo hormonal hipotálamo-pituitária-adrenal, que regula a sexualidade, além de outros processos orgânicos. Isso se dá pelas partículas finas apresentarem o poder de atingir qualquer órgão do corpo humano, desde o cérebro até os ovários.

Ainda, é viável traçar um paralelo com os estudos que analisam os poluentes atmosféricos à gravidez. Nesse cenário, uma análise realizada na República Tcheca constatou que a possibilidade de engravidar diminuía no segundo ciclo das mulheres que estavam expostas a altos índices de poluição. Além disso, os homens também podem ser alvos dessa ameaça, podendo diminuir a qualidade dos espermatozóides.

Dessa forma, a emissão de gases poluentes na atmosfera prejudica o bem estar das atuais e futuras gerações. Logo, é necessário que as indústrias tenham responsabilidade na hora de liberar os gases provenientes dos setores produtivos. E a SJC é a parceria perfeita para as empresas tratarem com antecedência seus lançamentos gasosos, colaborando para um ar saudável para as pessoas.

Gostou do texto? Então continue acompanhando as redes sociais e o blog da SJC para mais conteúdos como esse.