POLUIÇÃO DO AR AUMENTA AS CHANCES DE AVC
O ar é o elemento número um para que exista vida na Terra. No entanto, se impróprio, ele pode virar inimigo do ser humano, causando doenças e dificultando o dia a dia das pessoas.
Nessa perspectiva, de acordo com um estudo da revista científica Lancet Neurology, o ar poluído é um dos principais elementos de risco para a ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).
Emissoes atmosfericas
A pesquisa concluiu que a inalação respiratória de gases tóxicos pode ter afetado diretamente 33,7% dos casos da doença em países que utilizam combustível sólido para se aquecer ou cozinhar, a maioria deles de média ou baixa renda.
Isso acontece porque os gases poluentes afetam o organismo humano e provocam alterações negativas em diversas partes do corpos. Assim, as causas do problemas são potencializadas, de forma que segundo especialistas, moradores de grandes cidades estão expostos à índices poluentes que equivalem a fumar dez cigarros por dia. Ao total, de acordo com a OMS, 15 milhões de pessoas sofrem anualmente AVC, em que 5 milhões vão à óbito e 6 milhões ficam com sequelas permanentes.
O caos no cérebro ocorre pois os químicos nocivos, vindos principalmente da queima de combustíveis fósseis, aceleram o desenvolvimento de formação de placas e estreitamento nas artérias cerebrais, levando a um possível entupimento. Um dos potencializadores dos malefícios dos poluentes são as micropartículas, que pelo pequeno tamanho entram com facilidade pelas vias respiratórias.
Assim, esses fragmentos podem chegar aos alvéolos e entrar na corrente sanguínea, provocando problemas desde asma e bronquite até à exposição de fetos a essas substâncias. Além disso, em ambientes poluídos o organismo sofre o envelhecimento precoce devido à alta quantia de agentes oxidantes.
Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 92% da população mundial está exposta a níveis de poluição acima do recomendado. Isso faz com que a má qualidade do ar seja o quarto principal agente de risco para o desenvolvimento de enfermidades, atrás apenas de pressão alta, má alimentação e obesidade. Dessa forma, cuidar do ar é uma tarefa que deve ser feita para ontem.
Por isso, a SJC é parceira das empresas há mais de 25 anos para tratar os gases vindos das produções e tornar o meio ambiente mais limpo. Confira nossos serviços e ajude a construir um futuro livre de doenças.