COMO A QUALIDADE DO AR INCENTIVA O SURGIMENTO DE PANDEMIAS

O surto do coronavírus pegou de surpresa o mundo. No início, ninguém deu muita importância, mas com o passar do tempo e com a proliferação aumentando, a doença foi capaz de isolar as pessoas dentro de suas casas e causar quedas drásticas na economia. E tudo isso pode ter grande relação com os níveis de poluição expelidos pela queima de combustíveis fósseis.

As suspeitas do início das transmissões virais são zoonóticas, ou seja, que vieram do contato de humanos com animais. Assim, os morcegos são os maiores suspeitos do começo do Covid-19. Nessa perspectiva, além do coronavírus, outras doenças foram passadas devido a essa interação, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, pelos gatos, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, pelos dromedários.

Mas afinal, o que a qualidade do ar tem a ver com as pandemias?

Tudo. Isso porque a atividade humana está extremamente relacionada com o desenvolvimento de diferentes tipos de patologias na natureza. Nessa perspectiva, a emissão de gases poluentes na atmosfera atinge os habitats naturais, o que propicia o surgimento e a proliferação de patógenos que se espalham facilmente para rebanhos e seres humanos.

Levando essa causa e efeito em consideração, podemos citar o surto de febre amarela em Mariana (MG) em 2017, devido à enorme quantidade de rejeitos minerais derramados pela barragem da Samarco na cidade. Com a tragédia, muitos ecossistemas foram destruídos e desregulados, o que colaborou para os animais, como os macacos, se tornarem mais suscetíveis à doenças. Dessa forma, vetores tiveram que migrar para outros lugares, encontrando no homem um hospedeiro.

Assim, qualquer tipo de ameaça à natureza pode levar perigo aos seres humanos. E nisso, entra o coronavírus, em que a poluição pode ser um fator incentivador para maiores complicações dos contagiados. Logo, cabe aos países repensarem suas produções e suas maneiras de viver.

Desse modo, a SJC está do lado das empresas para ajudá-las a diminuir seus poluentes no ar, monitorando a emissões atmosféricas e contribuindo para a qualidade do ar. Confira mais sobre nossos produtos no site!