Ecotelhado na sua empresa: conheça os motivos para aderir
Para além de questões estéticas, os telhados verdes trazem benefícios sociais, econômicos e ambientais para o seu empreendimento. A solução arquitetônica é uma prática comum desde a Babilônia, onde os Jardins Suspensos — uma das sete maravilhas do mundo antigo — possuíam um papel muito semelhante ao do ecotelhado como conhecemos hoje.
Contudo, nos tempos atuais, temos o grande desafio e a responsabilidade de tomar atitudes sustentáveis tanto para o nosso bem-estar quanto para a preservação da saúde das futuras gerações. Assim, os empreendimentos encontram alternativas viáveis para fazer a sua parte na prevenção de desastres naturais em um amanhã não muito distante.
Utilizar recursos renováveis, evitar o desperdício de matéria-prima, monitorar as emissões atmosféricas liberadas nas chaminés do empreendimento, realizar periodicamente a análise dos combustíveis necessários para a produção, entre outros fatores, são fundamentais para colocar o seu negócio dentro dos parâmetros de sustentabilidade.
Mas se você deseja ir mais além e optar por alternativas que vão lhe auxiliar no processo, o ecotelhado é uma boa opção para torná-lo ainda mais comprometido com o futuro.
Os benefícios do telhado ecológico
Entre as vantagens diretas para o seu bolso, está a redução do consumo de energia e água, dependendo da opção adotada pelo seu negócio. O benefício imediato de uma cobertura vegetal no prédio está ligado ao isolamento térmico da temperatura interna, diminuindo a necessidade de refrigeração artificial.
Além disso, caso opte por alternativas que envolvam a captação de água da chuva e retenção solar para a geração de energia, esses dois investimentos terão retornos substanciais nas suas contas no final do mês. Outro ponto positivo é o isolamento acústico, já que a vegetação mantém os ruídos incômodos do lado de fora.
No âmbito estético, a paisagem é beneficiada pelo embelezamento em decorrência da área verde adotada pela sua empresa. Assim, este torna-se um um atrativo extra para chamar a atenção de possíveis clientes e apreciadores.
No que refere-se ao meio ambiente, os benefícios dos telhados verdes são inúmeros. A prática tem a capacidade de melhorar a qualidade do ar ao seu redor, reduzir a concentração de substâncias tóxicas à saúde dos funcionários e habitantes do entorno e combater os efeitos das ilhas de Calor — as grandes inimigas do aquecimento global.
Devido à cobertura vegetal, as estruturas ainda podem diminuir as consequências das enchentes, aumentar a biodiversidade e tornar o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.
Os desafios da implementação
Para colocar em prática este projeto, é necessário ter em mãos estratégias muito bem elaboradas. Afinal, por maiores que sejam os benefícios financeiros a longo prazo, o investimento inicial envolve um planejamento monetário prévio e bem estruturado.
Ademais, a estrutura precisa estar alinhada com questões que envolvem peso, altura, espaço, entre outros fatores burocráticos envolvidos. Outro ponto importante é a escolha de profissionais especializados e cuidados especiais em relação à possibilidade de infiltrações na estrutura.
Você acredita que o telhado verde é uma solução viável para os empreendimentos do futuro?
Conte com a SJC para tornar os processos internos da sua produção ainda mais alinhados com as políticas de sustentabilidade.