O PETRÓLEO E O LAGO MARACAIBO: AS RIQUEZAS DA VENEZUELA

O petróleo se forma através da sedimentação de material orgânico em ambientes com pouco oxigênio, geralmente águas profundas. Com o passar de milhares anos, novos sedimentos surgem e cobrem os antigos.  A cada camada, vai fazendo pressão e aumentando a temperatura do composto fóssil sedimentado abaixo. Com altas temperaturas e muita pressão, o que restava oxigênio e nitrogênio se desfaz dos compostos de carbono e hidrogênio, assim gerando os hidrocarbonetos – a base para o petróleo.

Mas, afinal de contas, o que isso tem a ver com o Lago de Maracaibo na Venezuela? Acontece que o lago, na verdade uma laguna (pois há conexão com o mar do Caribe), é uma das maiores bacias de petróleo do mundo. Isso se deve ao fato que também é um dos mais antigos, o que explica sua enorme quantia de material orgânico sedimentado, em sua maioria plânctons de milhões de anos atrás.

As reservas de Maracaibo sustentaram a economia da Venezuela por gerações, fazendo com que o país tivesse a gasolina mais barata do do planeta por vários anos consecutivos. Infelizmente, devido a inúmeros fatores políticos e econômicos, hoje sua extração está sendo prejudicada.

Além da abundância, a qualidade do petróleo encontrado lá também impressiona, perdendo somente para o extraído do Oriente Médio. Além disso, o Gás Natural é outra preciosidade que literalmente brota do chão na região.

Mesmo sendo finito, o petróleo ainda está longe de acabar e deixar de ser a principal matriz energética do mundo. As riquezas do Lago de Maracaibo podem ser mais que as soluções para os problemas enfrentados pela Venezuela: podem mover o mundo.