4 DICAS PARA AUMENTAR A UMIDADE DO AR

O clima está mudando cada vez mais rápido. Efeito da poluição global, já não temos as estações bem definidas como no tempo dos nossos avós. Assim, enquanto hoje está com um sol de rachar e calor, amanhã pode estar chovendo e frio. E no meio de tudo isso, a umidade do ar vai diminuindo.

Nessa perspectiva, esse fato traz diversos problemas para a saúde humana, como complicações respiratórias e de pele. Uma das principais consequências disso é a proliferação de pó e de ácaros pela casa. Ainda com a falta de chuva, tais ocorrências podem ser ainda mais intensificadas. Porém, há algumas práticas que você pode colocar em movimento para aumentar a umidade do ar na sua casa.

Apostar nas plantas

A natureza é sábia, e as plantas têm o poder de reter e liberar umidade para o ar. Assim, além de dar um ar mais leve para os ambientes, ela ajuda a melhorar a sua respiração. Na hora de escolher qual espécie comprar, dê preferência para as folhagens, de forma que servem também para barragem contra o pó.

Confira alguns exemplos de plantas que ajudam nessa função:

Hera-Sueca: Precisando ser regada de 7 em 7 dias, deve ser cultivada em uma mistura de terra, areia e matéria orgânica.

Zamioculca: Bom para lugares com pouca luz, precisa ser regada apenas a cada 20 dias, já que a água fica armazenada nas estruturas de suas raízes.

Palmeira Chamaedorea: Necessita de regagem 3 vezes por semana e ser cultivada à meia sombra.

Ter uma bacia de água no quarto

Se não vem ao natural, improvisamos com o que temos. Nesse contexto, uma bacia ou um balde com água até a metade ajuda a manter a umidade atmosférica equilibrada no quarto. Essa prática vai te ajudar a ter um sono melhor, e pode ser incrementada colocando gotas de lavanda no recipiente para aumentar a sensação de relaxamento e tranquilidade para descansar.

Investir em um umidificador eletrônico

Aqui, você se engana se só é possível ter um umidificador o adquirindo nas lojas de eletroeletrônicos. Isso porque é possível utilizar uma maneira caseira, o fogão. Você só precisa aquecer a chaleira com água e deixar o vapor se espalhar pela casa por um tempo. Para levar a umidade para os outros cômodos, despeje o líquido em uma vasilha e leve-o para onde quiser. No entanto, ao comprar um aparelho para esse papel, você tem maior segurança e comodidade, visto que não precisará fazer toda aquela função, nem ter contato com a água fervendo.

Usar uma toalha molhada

Essa dica é muito simples e é parecida com a do balde. Basta molhar uma toalha e colocá-la estendida em uma cadeira no ambiente que você preferir. Por ter um grande poder de absorção, o pano concentra boas quantias de água. Assim, ao ir acontecendo a evaporação, a umidade vai se espalhando pelo local. Manter a porta do ambiente fechada potencializa os resultados.
.
.
Simples, não é? Para umidificar o seu ar e ter maior qualidade de respiração não precisa de grandes custos e qualquer um consegue fazer. Então, que tal colocar essas práticas em ação? Com certeza, você notará melhoras no seu lar.

Curtiu as dicas? Então continue acompanhando o blog e as redes sociais da SJC!