O CAMINHO DA GASOLINA ATÉ VOCÊ
Você já se perguntou como é o processo de fabricação, distribuição e venda da gasolina? O combustível predileto dos brasileiros, roda muito antes de fazer os outros rodarem. Como todos sabem, ela, a gasolina, é feita de petróleo, logo nossa jornada começa em um refinaria.
Seja na grande estatal tupiniquim, ou em organizações estrangeiras. Nas refinarias o petróleo é aquecido, com diversos pontos de ebulição, cada substância derivada é separada, o óleo diesel, a querosene e também a nossa gasolina.
As distribuidoras de combustíveis possuem dois tipos de bases, as primárias e secundárias. Nelas são armazenados cada subproduto do petróleo. Os combustíveis chegam às bases primárias por meio de oleodutos.
Grandes tanques verticais e horizontais são conectados a essas tubulações por meio de válvulas e armazenam o combustível. Já nas bases secundárias, o combustível das bases primárias é entregue através de caminhões. Das bases secundárias até os posto de revendas, são outros caminhões, menores e mais apropriados para circulação urbana quando necessária, que levam a gasolina ao seu último destino antes do consumidor final.
Durante todo o processo, normas de segurança e qualidade precisam ser seguidas constantemente. Também vale ressaltar que qualquer combustível produzido precisa estar de acordo com a normativa vigente, essa é estabelecida pela ANP.