Combustíveis: Testes direto da bomba
Na hora de abastecer, economia não é tudo. Muitos motoristas ávidos por preços menores acabam por negligenciar cuidados com o combustível que compram. Sabia que todo condutor pode exigir testes que aprovem a qualidade do combustível ao abastecer.
Teste de Proveta: Essa prova mede a porcentagem de etanol anidro misturado à gasolina. O percentual deve ser de 27%. Toda vez que o motorista suspeitara da procedência do combustível.
Teste de volume: Quando se suspeita de levar menos combustível do que comprou, o teste de volume deve ser feito na frente do motorista. Nesse teste 20 litros de combustível são colocados em um recipiente padrão da Inmetro , sendo que um diferença de até 100ml é aceitável.
Teor alcoólico do etanol: Nesse caso o combustível deve ter entre 92,5% e 95,4%. Sua versão premium deve ter entre 95,5% e 97,7%. O equipamento é o termodensímetro, que estará fixado nas bombas de etanol. O condutor deve observar o nível indicado pela linha vermelha, que precisa estar no centro do densímetro e não pode estar acima da linha do etanol. Também se observa a transparência e isento de impurezas.
Sempre que alguma alteração ou recusa em fazer algum teste o condutor deve entrar em contato com a ANP, órgão regulador. Lembrando que é obrigação do estabelecimentos ter todos os equipamentos para que os testes sejam aplicados. Sempre que possível optar por abastecer em posto com certificados de qualidade.