UM DIA SEM PETRÓLEO
Mesmo que você não tenha carro ou veículo de motor à combustão, neste exato momento você está usando derivados de petróleo. Somos tão dependentes deles que boa parte do que conhecemos hoje não seria possível caso não existissem.
A dependência é tanta que. mesmo com a previsão de reservas cheias durante um bom tempo, já estamos desenvolvendo substitutos. Por exemplo: o plástico presente em diversos produtos – incluindo até mesmo vestuário – aos poucos será substituído por elastômeros sintéticos. Quanto aos combustíveis, energia solar e elétrica são apostas promissoras.
Mas vamos ao seu dia hipotético sem petróleo!
Ao acordar pela manhã, você usa sua escova de dentes feita de bambu, incluindo as cerdas. Sabão e shampoo para o banho, sem vaselina (ou petrolato) são mais difíceis de se produzir. Portanto, mais caros! Então, nada de exagerar no seu uso. Você poderia usar lenços umedecidos, mas eles também usam derivados de petróleo…
O café da manhã é muito saudável. Sem os pesticidas – à base de petróleo -, toda produção de alimentos é basicamente orgânica, o que – consequentemente – reduz a produção, que sofre com as pestes. Menos comida significa preços mais altos. E você achando que o problema era o shampoo, hein!
Hora de ir para o trabalho. Você pode escolher entre andar ou usar veículos de tração animal. Lembre-se: boa parte das borrachas, plásticos e outros componentes dos carros ainda é feita com petróleo. Ou seja: não perca a carroça com rodas de madeira, ou corra até o trabalho.
A essa altura do dia, você já deve estar cansando… contudo, ainda na sua rotina, muita coisa muda. Usa computador? Telefone? caneta esferográfica? Cadeira de plástico? Tênis ou quase qualquer material de escritório? Se sim, você tem mais problemas, pois todos eles, adivinhe, usam derivados do petróleo.
Antes que você fique doente com tanta dificuldade para manter sua rotina, saiba que, além de ser um ingrediente fundamental para vários suprimentos de plástico usados em hospitais – como cateteres, luvas, válvulas cardíacas, seringas, etc -, o petróleo é a base de muitos remédios consumidos em larga escala, como analgésicos, antibióticos, sedativos e xaropes contra a tosse. Agora parece que complicou bastante, né?
Talvez um dia sem petróleo seja muito para qualquer um. Nos desenvolvemos em torno dele.
Mesmo sabendo que ele é finito, seu uso com o passar do tempo se focará em áreas essenciais. Até lá, ficamos apenas no mundo da imaginação…