UM DIA SEM PETRÓLEO

Mesmo que você não possua um carro ou um veículo com motor a combustão, é quase garantido que, neste exato momento, você está cercado e utilizando derivados de petróleo. Somos tão profundamente dependentes dessa matéria-prima que grande parte da nossa civilização moderna, como a conhecemos, simplesmente não existiria sem ela.

A dependência é tamanha que, mesmo com a previsão de reservas cheias por um bom tempo, a busca por substitutos e tecnologias alternativas é urgente e constante. As apostas no futuro, como a energia solar e elétrica para veículos, e os elastômeros sintéticos para substituir o plástico, mostram que o mundo está se preparando para a era pós-petróleo.

Mas, e se o futuro sem petróleo fosse hoje?

A Jornada Para o Trabalho: Uma Viagem ao Passado

É hora de sair de casa e o colapso logístico se revela.

  • Transporte Zero: Lembre-se: boa parte das borrachas, plásticos, lubrificantes e fibras sintéticas dos carros, ônibus e aviões ainda é feita com petróleo. Não há veículos motorizados.
  • As Opções: Sua escolha se resume a andar ou recorrer a veículos de tração animal. Melhor correr, caso contrário, você perderá a rara carroça com rodas de madeira para chegar ao trabalho.

 

A Sobrevivência no Escritório e em Casa

Mesmo cansado, você ainda tem de trabalhar, mas o ambiente está irreconhecível.

  • Tecnologia e Escritório: Você usa computador, celular, caneta esferográfica, cadeira ergonômica ou qualquer material de escritório à base de plástico? Se sim, prepare-se para substituí-los por materiais rudimentares. Muitos componentes eletrônicos (placas de circuito, isolantes e carcaças) dependem criticamente de derivados do petróleo.

 

A Crise de Saúde Global

Antes que você adoeça com tanta dificuldade e estresse, pare para pensar nos hospitais.

  • O Setor de Saúde em Colapso: O petróleo é um ingrediente fundamental não só para muitos suprimentos de plástico usados em hospitais – como seringas, cateteres, luvas, válvulas cardíacas –, mas é a base química para a fabricação de inúmeros remédios consumidos em larga escala, incluindo analgésicos, antibióticos, sedativos e xaropes contra a tosse. A área da saúde seria a primeira a entrar em colapso.

Talvez um “dia sem petróleo” seja, de fato, muito para qualquer um. Nossa sociedade se desenvolveu e se moldou em torno de sua disponibilidade e versatilidade.

Por enquanto, a ideia de viver sem ele permanece, felizmente, apenas no campo da imaginação.